O Ensino Fundamental I objetiva continuar a desenvolver habilidades cognitiva, social, emocional, cultural e espiritual da criança preparando-a para o exercício da cidadania, através do aprimoramento da curiosidade e investigação em relação aos fenômenos naturais e sociais, compreendendo a integração existente entre eles, relacionando-os à vida da criança.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a abordagem dos Componentes Curriculares está direcionada ao crescimento nas relações pessoais e ao progresso rumo à autonomia e independência de cada criança.

DESAFIOS

O aluno do Ensino Fundamental I tem, ao longo dos cinco anos, uma série de desafios na sua vida de estudante.

É desafiado com a leitura e a produção escrita em diferentes gêneros de textos; por meio de sequências didáticas, adquire habilidades fundamentais para tornar-se um leitor proficiente e para produzir textos escritos com coerência e coesão ortográfica e gramatical, aproximando-se assim dos vários gêneros tomados como modelos de referência.

Além disso, o aluno passa pela experiência da produção oral em gêneros formais como seminários, debates e contação de histórias.

Em paralelo ao aprofundamento do trabalho com leitura e escrita, que é desenvolvido nas diversas matérias da grade curricular, e com a oralidade, o aluno vive gradualmente um aumento das exigências do cotidiano escolar e de solicitações em relação à sua autonomia (cuidados com o próprio material, organização e cumprimento dos estudos em sala e em casa, registros de aula, avaliações) que têm como objetivo levá-lo a constituir procedimentos de estudo e lidar com o mundo do conhecimento.

O Trabalho de investigação

O trabalho de investigação organizado e sistematizado possibilita ao aluno, além do aprofundamento em diversos temas de estudo, desenvolver habilidades relacionadas à metodologia de pesquisa. Nele, o aluno se depara com importantes desafios, como explicitar as questões a serem pesquisadas, planejar, saber consultar livros, sites e outras fontes de pesquisa, além de organizar-se com diferentes leituras e cooperar no trabalho em grupo. Esse processo permite que, ao final do Ensino Fundamental I, nosso aluno tenha se apropriado de ferramentas básicas para realizar, com maior autonomia, as suas investigações e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.

CONTATO

Entre em contato

enviar

Endereço

QSA 07 Lotes 15/21 Taguatinga
Sul Brasília.DF

+ 55 (61) 3562 7450

guiness@iegui.com

Infantil

Fundamental I

Fundamental II

Albuns De fotos


© Copyright 2017 colelgio guiness